10 formas de reduzir a sua pegada ecológica

ESCOLA DE BELEZA


Ser amigo do ambiente não significa que tenha que alterar radicalmente o seu estilo de vida. Na verdade, ser chique e ecológico nunca foi tãp fácil. Experimente estas 10 dicas de como ter uma rotina de beleza mais ecológica.

1. FECHAR A TORNEIRA
Quando não estiver a usar água para enxaguar o corpo, cabelo ou para lavar os dentes, feche a torneira; esta é uma forma simples e barata de poupar água.

2. OPTE POR UMA GARRAFA REUTILIZÁVEL
Só na América, são utilizadas 1500 garrafas de água de plástico por segundo! E menos de 20% dessas garrafas são recicladas. O plástico é difícil de se decompor e a sua produção requer muita energia. Na verdade, são necessárias três vezes mais água para produzir uma garrafa de plástico do que para enchê-la! Então deve deixar de beber água? Claro que não. Invista numa garrafa de água reutilizável e encha-a com água da torneira ou água filtrada.

3. DEITE AS TOALHITAS FACIAIS NO LIXO
A Sociedade de Conservação Marinha sugere que são encontradas 35 toalhitas por cada km da praia britânica – e o número está a aumentar! Se remove a maquilhagem com toalhitas desmaquilhantes, coloque-as no lixo e não na sanita.

4. PROCURE O LOGO
Navegar pelo mundo de produtos naturais, orgânicos e sustentáveis pode ser confuso, pelo que é importante conhecer as organizações de certificação da nossa indústria. Adquirir produtos certificados pela Ecocert garante que o produto contém mais de 95% de ingredientes naturais, utiliza embalagens recicláveis e foi produzido de forma responsável.

5. DISPENSE AS MICROPÉROLAS ESFOLIANTES ARTIFICIAIS
As micropérolas são pequenos pedaços de plástico utilizados em esfoliantes. De acordo com a UNEP (United Nations Environment Program), um típico gel de duche esfoliante, as micropérolas podem conter a mesma quantidade de plástico do que a própria embalagem! Cuide do abastecimento de água mundial, utilizando esfoliantes com grânulos de origem natural.

6. ESTEJA NA MODA, MAS SEM DEIXAR DE SER ECOLÓGICO
Algumas peças de roupa não necessitam de ser lavadas após uma utilização. A ganga, por exemplo: os fabricantes recomendam que lave as calças de ganga a cada cinco ou seis utilizações para manter o seu formato. Se lavar a roupa a 30*C em vez de 60*C, irá reduzir a energia para metade! Além disso, evite a máquina de secar roupa e opte antes por secá-la ao ar livre, reduzindo assim a emissão de carbono.

7. RECICLE!
O seu champô e condicionador, frascos de cremes de dia, embalagens de pastas de dentes, rolos de papel higiénico…não se esqueça, são todos recicláveis!

8. SEGUNDA-FEIRA VEGETARIANA
Cortar a carne da sua alimentação um dia na semana ajuda o planeta. Sabia que são necessários mais de 11000 litros de água para produzir 500g de carne de vaca? Não precisa de se tornar vegetariano, mas poderá contribuir, cortando a carne da sua alimentação um dia por semana!

9. CONHEÇA A FAIRTRADE
A Fairtrade certifica que foi pago um “preço justo” pelos ingredientes de um produto, resultando em condições mais justas para os produtores e, consequentemente, mais oportunidades para poderem investir nos seus negócios e comunidades.”Procure o selo.

10. DÊ AS ROUPAS QUE NÃO USA
Um estudo sugere que 30% das roupas no guarda-roupa comum não são utilizadas há um ano. Na hora de se despedir da sua roupa, não a deite no lixo (vão acabar num aterro!). Em vez disso, dê-a a um amigo ou a uma instituição de solidariedade. 

MARÇO 2016 TEXTO: SOPHIA MARINHO DE LEMOS FOTOGRAFIA: GETTY IMAGES

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.